17 janeiro 2014

A história dos lobos de todas as cores


Esta semana o tema do curso de férias na escola em que trabalho foi "Chapeuzinho Vermelho" e procurando histórias diferentes sobre a nossa heroína, me deparei com esta que aborda de maneira diferente como podemos encarar o Lobo Mau.

A história começa levantando o questionamento em nós de porque o Lobo Preto (no caso da história) é mau, e nos propõe um outro olhar sobre o tal lobo no decorrer da história. Conhecemos lobos de diversas outras cores, como o Lobo Azul, o Lobo Amarelo, o Lobo Vermelho, discutindo por conta de um problema de espaço em suas respectivas páginas... até que finalmente conhecemos o Lobo Branco e seus pensamentos maquiavélicos que oferece aos lobos uma solução nada sincera.

"Vou contar uma coisa para vocês", bufou misteriosamente o Lobo Branco. "Vocês todos cabem escondidos na minha barriga. Vou levar vocês a todas as páginas brancas do mundo!"

Os lobos inocentes acabam acreditando na palavra do Lobo Branco e embarcam em sua barriga para a tal viagem. No desenrolar da trama, o Lobo Preto aparece para salvar seus irmãos coloridos e acaba enganando o ambicioso Lobo Branco. Por fim, nos damos conta que o Lobo Preto nunca teve páginas pretas para morar e ele segue a sua vida, escondido em outras páginas.

O que mais gostei desta história, foi o olhar diferenciado que podemos ter com relação ao que vemos frequentemente. Principalmente na educação infantil, faz muito sentido proporcionar este tipo de visão, porque assim de alguma forma, estamos exercitamos outras possibilidades para o que frequentemente já está posto. É muito legal também apresentar um outro lado do personagem que na maioria das vezes é visto como mau, pois ajuda a tirar um pouco do medo que os menores costumam ter do mesmo.

Além da riqueza de pensamento que a história nos trás, as ilustrações são um prato cheio para inspirar os pequenos a colorirem seus lobos na cor que preferir, oferecendo mais uma vez, possibilidades que excedem os rotineiros lobos pretos e marrons. Altamente recomendado!



Autor: Meneer Zee
Ilustrador: Gitte Vancoillie
Editora: Biruta
Páginas: 31
Preço sugerido: R$ 36,00
Nota: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bibliobucóli-se...