17 fevereiro 2013

Resenha: Apocalipse Z - O princípio do fim

Pensa em um livro bom! Pensou? Agora adiciona uma boa dose de emoção e zumbis, tá aí o livro do espanhol Manel Loureiro. O livro foi escrito aos poucos sendo publicado no blog do autor, mas devido ao sucesso acabou virando livro e foi lançado pela editora Planeta em 2010.

Mas vamos ao que interessa, a história! A narrativa é feita em primeira pessoa e por isso logo no início não sabemos o nome do nosso ilustre protagonista. A história se passa nos dias atuais onde o protagonista, que é advogado, vive no interior da Espanha com o seu gato persa Lúculo (que é sua única companhia desde que sua esposa falecera). 

A vida do advogado vai passando rotineiramente através do diário que seu analista o indica começar, até que ele começa a fazer relatos sobre estranhos acontecimentos que são noticiados na televisão. Gripe, epidemia... as notícias vindas da Rússia não são claras, até que em poucos dias a estranha doença chega à sua cidade. 

Quando tudo começa a ficar estranho demais ele pensa em viajar mas já é tarde, o governo passara a controlar a entrada e saída das pessoas. Vendo o caos se instaurar na cidade, ele opta por se refugiar em casa e lá fica até não aguentar mais e se aventurar pelo novo mundo lá fora. Apesar do horror que se alastrara na cidade, o instinto de sobrevivência falou mais alto e é quando ele resolve sair de casa que a verdadeira aventura começa. 

O advogado passa por diversas situações que são facilmente imaginadas sendo vividas por nós mesmos e talvez seja isso junto com a aflição que compartilhamos com o personagem que faça a história ser tão envolvente, porque por mais que a história seja de zumbis, apocalipse e coisa e tal, não tem nada de terrivelmente fantástico nos atos do personagem. No decorrer da história você acaba sofrendo junto, torcendo, pensando em soluções que infelizmente não serão ouvidas pelos personagens, ficando aliviado, tudo junto com a sensação de não querer nunca que a páginas 368 chegue. 

É um livro de combustão, que não tem como parar de ler e que quando termina deixa o gosto de quero mais (por saber que tem outros dois livros) e de curiosidade extrema pois é daqueles livros em que o personagem nos cativa a ponto de querer que a história não termine nunca somente para passar mais tempo em sua companhia.

Fico por aqui dizendo que o livro é realmente muito bom e se o tema de alguma forma te interessa, leia! As chances de você não gostar são tão baixas quanto conseguir matar um zumbi sem acertá-lo na cabeça. 


Autor: Manel Loureiro
Editora: Planeta
Páginas: 368 
Preço sugerido: R$ 39,90
Nota: 
(Terrivelmente recomendado)





2 comentários:

  1. Ainda não li nenhum livro com zumbis, e sua resenha me deixou bem curiosa.
    Assim que surgir uma oportunidade quero ler algo com esse tema. Parabéns pela resenha, eu já falei que gosto do jeito que você escreve,né :)

    Beijão :*

    ResponderExcluir
  2. O livro é sensacional! Muito boa a resenha mozão <3

    ResponderExcluir

Bibliobucóli-se...